quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pai, tá chegando?

Ansiedade é uma coisa complicada. Você está esperando loucamente. Muito. Por um momento que está no pretérito do futuro. Nem sabe como vai ser e está lá. Acabando com a francesinha da unha e comendo quilos e quilos de chocolate.

Esperar é um verbo desanimador. E você espera. o tempo todo. A vida toda. Espera algo que pode acontecer. E, o que acontece, geralmente, é algo inesperado.

Lá vem a sorte com seus sininhos entrando na nossa vida. Sem ser convidada, sem bater e sempre muito bem vinda.

A verdade é que nunca acreditei em sorte. Tá, algumas vezes. Mas nunca fui crédula nesse negócio. Nunca coloquei a mão no fogo por ela e nem arrisquei meu sofrido dinheirinho em algum desses jogos de loteria. Não conheço ninguém que tenha ganhado na Mega Sena, LotoFácil e nem Jogo do Bicho. Mesmo com aquela fila enorme na loteria me atrapalhando de chegar ao ponto do meu ônibus (taí, se realmente tivesse sorte, nem ônibus eu pegava).

Mentí. Conhecí um carinha que ganhou em um desses jogos de sorte. Fulano de tal. Idade tal. Era conhecido aqui no bairro por jogar todo dia. Várias vezes ao dia. Ganhou nem foi na Mega Sena, foi em uma dessas quinas, terceiras ou quartas da vida. O fato é que todos comentavam do fulaninho, da sorte que ele teve e do quanto valeu a pena esses anos todos acreditando e jogando.
Ah gente. Isso não é sorte. É persistencia. Oras!

Acontece que na minha porta, a sorte nunca bateu. Tá. Já achei nota de um real boiando na piscina. Ganhei muito no par ou ímpar e dois ou um. Mas no nosso querido Aurélio, isso não teria o significado de coincidência ou algo do tipo?

Se existe sorte, ela deve ter brigado feio comigo. Só pode. Nas poucas vezes que joguei bingo, cartela horizontal eu fazia vertical, e, na maioria das vezes, nem isso. No sorteio de um ingresso de teatro, nunca ganhava. Já o de fazer o discurso para os diretores, lá está aquele Patrícia todo em caixa alta no papelzinho dobrado.

Aquela frasesinha irônicamente dita quando alguém perde no truco não faz sentido algum. No jogo e no amor. Afinal. E quem tem azar nos dois?

Gente. Tudo que conquistei na vida foi igual ao Fulano de tal. Persistência, garra, trabalho, luta, espancamento. Tudo. Menos sorte. Ela até deu o ar da sua graça algumas vezes, mas a mágoa que ela guardou da nossa briga a fez parar por aí.

Estou tentando fazer as pazes. Juro. (afinal preciso mais dela que ela de mim), mas pelos meus precentimentos a sorte possui a personalidade da pessoa. E nesse caso eu estou perdida (para não dizer outra coisa). Ela não vai dar o braço a torcer. E é do tipo de fazer ceninhas e virar a cara.

O jeito é sair por aí. Dando socos ,chutes( acho que no meu caso até voadoras). Quem sabe um dia ela se rende e saímos por aí de mãos dadas, né. Persistência. Aprendí com aquele Fulano de tal.

2 comentários:

  1. Tudo na vida é na base da persistência mesmo.calma...rs

    ResponderExcluir
  2. Adorooo seus textos Paty!!!
    Sorte realmente são poucos que tem, como persistência, garra, trabalho, também são poucos, então dá tudo na mesmo.
    Mas que SORTE é muito mais fácil que PERSISTÊNCIA, TRABALHO, GARRA, isso sem dúvida!! Porém são mas valorizados que a SORTE!! rsss
    Então está no caminho certo!! rss
    SAUDADES!!!
    Beijinhoss

    ResponderExcluir